Phenom 100EX. Evolução da Embraer

O novo Embraer Phenom 100EX é, acima de tudo, um divisor de águas no mundo da aviação executiva na opção de entrada. Esta aeronave foi, meticulosamente, projetada para oferecer desempenho, eficiência e versatilidade excepcionais.

Isso a tornou a escolha ideal, tanto para pilotos proprietários, quanto para operadores corporativos. Com cabine espaçosa e confortável, e que pode acomodar até sete passageiros, o Embraer Phenom 100EX garante uma experiência de viagem luxuosa.

Ainda, possui um alcance de até 2.181 quilômetros, permitindo, assim, voos diretos entre as principais cidades do Brasil.

Equipada com motores Pratt & Whitney PW617F1-E, esta aeronave oferece, portanto, excelente eficiência de combustível e respeito ao meio ambiente.

Embraer Phenom 100
Foto: flyair7.com

Aviônicos avançados

Ele possui, também, aviônicos avançados e uma cabine de comando de última geração, aumentando, assim, a segurança e a facilidade de operação. O Embraer Phenom 100EX personifica o compromisso da empresa com a excelência em engenharia e inovação.

Quer seja usada para viagens de negócios ou para uso pessoal, esta aeronave estabelece um novo padrão para a aviação privada de nível inicial, oferecendo, indiscutivelmente, uma combinação vencedora de desempenho, conforto e economia.

Esta é uma prova da dedicação da Embraer em fornecer soluções de aviação de alta qualidade aos seus clientes.

Phenom 100EX assentos

O conjunto de aviônicos Prodigy Touch para o Embraer Phenom 100EX é mais do que apenas uma atualização opcional que traz um sistema de gerenciamento de voo com tela sensível ao toque para a cabine do jato leve.

Baseado no sistema Garmin G3000, o Prodigy Touch também traz telas maiores e mais funcionalidades em relação à cabine de comando Prodigy padrão, notoriamente, baseada no G1000 do Phenom 300.

De acordo com a Embraer Aviação Executiva, os aviônicos que “revolucionam” a interface homem-máquina e proporcionam aos pilotos o Glass Cockpit para operar a tela sensível ao toque, continuam a equipar, também, as aeronaves com turbinas leves.

O Prodigy Touch incorpora, portanto, as mais recentes tecnologias em uma arquitetura altamente integrada e automatizada.

Atualizações do EMB-500

A Embraer fez a apresentação do novo Phenom 100EX em Las Vegas, USA, na NBAA-BACE entre os dias 17 e 19 de outubro de 2023.

Esta atualização do modelo para o segmento de jatos leves incorpora recursos de alerta e prevenção de ultrapassagem de pista, entre outras atualizações importantes como capacidade de assentos e, ainda, acabamento interno.

O jato já recebeu certificação de tipo da FAA, da Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) e da ANAC do Brasil.

Nas instalações de entrega ao cliente da empresa em Melbourne, Flórida, no dia 2 de outubro, a Embraer deu uma prévia em um voo de demonstração antes da feira NBAA-BACE.

As principais atualizações foram a implementação do sistema de alerta e prevenção de ultrapassagem de pista (ROAAS: Runway Overrun Awareness and Alerting System) da Embraer, bem como atualizações no interior e no layout da cabine.

O Embraer Phenom 100EX será, portanto, o primeiro avião do segmento a incorporar o ROAAS, destinado a prevenir a incidência de acidentes de ultrapassagem de pista.

Além disso, o Flight Stream 510 a bordo do Embraer Phenom 100EX permitirá que o piloto conecte seus dispositivos portáteis à aeronave, promovendo, assim, uma importante economia de tempo.

Aviônica integrada

Os pilotos podem, também, baixar dados do avião, permitindo uma análise da operação completa e segura. O Garmin Flight Stream 510 é um cartão de memória patenteado que contém capacidade de conectividade Wi-Fi e Bluetooth® e é econômico e não intrusivo.

Quando você instala o cartão no slot de um navegador da série GTN 650/750, o Flight Stream pode se conectar a até 2 dispositivos móveis, Apple ou Android™ compatíveis operando Garmin Pilot, bem como aos portáteis Garmin aera® 660, aera 795 e aera 796.

Melhorias adicionais na cabine de comando através do sistema Garmin G3000 incluem varredura volumétrica 3D automática com previsão de raios e granizo, protocolos de aproximação estabilizada e cisalhamento de vento preditivo.

Demonstração do ROAAS no Phenom 100EX

A demonstração em voo incluiu uma atuação do ROAAS.

“Temos orgulho de anunciar o Phenom 100EX – uma aeronave projetada para experimentar excelência com conforto superior e tecnologia inovadora que aumenta a segurança”,
disse Michael Amalfitano, presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva.

“Este produto ressignifica a experiência de voo de nível básico, oferecendo maior conforto, capacitando os pilotos e enriquecendo as viagens para agregar mais valor aos nossos clientes.”

Um item que não passa despercebido, até que você sinta a diferença em voo, é que a Embraer modificou a abertura do cockpit para a cabine de passageiros, reduzindo a divisória atrás do assento do piloto.

Um passageiro fica sentado bem perto dos pilotos, como se estivesse, portanto, em um jump seat. Painéis divisórios com perfil menor permitem a conversa entre o piloto e passageiros.

Foto: Josh Beasley. Smyrna Airport, Tennessee, USA. 2010.

No voo de demonstração, chegando ao Aeroporto Internacional de Melbourne Orlando (KMLB) para o teste do ROAAS, os pilotos simularam o sistema. Eles fizeram o avião pensar que só havia 3.000 pés disponíveis, em vez dos 10.181 pés de pavimento que compõem a Pista 9R da KMLB.

O sistema usa dados meteorológicos em tempo real para atualizar o comprimento da pista necessário para o estado atual da aeronave.

Uma série de alertas soa progressivamente se o comprimento da pista não corresponder ao necessário esperado, solicitando, então que o piloto resolva o problema ou arremeta.

DNA da Embraer

As atualizações na cabine decorrem do “DNA de Design” da Embraer. O modelo surge com design aprimorado dos assentos, novos painéis tecnológicos superiores para controles da cabine e uso de materiais sustentáveis por toda parte.

Leia uma matéria sobre o ROAAS, clicando AQUI.

Além disso, o assento do piloto agora possui rastreamento adicional para melhor espaço para as pernas e entrada e saída mais fácil do assento esquerdo.

Mesas embutidas na parede maximizam o espaço de trabalho. As comodidades são cuidadosamente detalhadas para que os passageiros vivam uma experiência atualizada

Entregas do Phenom 100EX

A Embraer já negociou suas aeronaves de 2024 no Phenom 100EX, com entregas disponíveis em 2025. O preço base foi mantido em US$ 4,995 milhões, mesmo com os novos recursos e a combinação de equipamentos padrão e opcionais.

Queremos saber sua opinião sobre o EMB-500

Deixe nos comentários sua opinião sobre esta aeronave avançada.
Leia, também, nossa matéria sobre todas as 38 aeronaves produzidas pela Embraer, clicando AQUI.

Rogério Brandão
Rogério Brandão
Artigos: 31

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *