fbpx
A imagem mostra o logotipo da Eviation. Trata-se de uma placa de tráfego amarela com as bordas pretas. Dentro da placa há a inscrição Eviation, sendo que o e é amarelo dentro de um quadrado preto e as demais letras são pretas

Empresas aeroespaciais

As dez maiores empresas aeroespaciais do mundo

TOP 10 – Empresas aeroespaciais. Confira, aqui, a lista dos 10 maiores fabricantes de aeronaves e equipamentos correlatos do mundo. Descubra, então, um pouco mais sobre os líderes do setor que moldam os céus com inovação e excelência. De gigantes comerciais a potências militares, estas empresas, literalmente, dominam o mundo da indústria de aviação em sua maior escala. Conheça, então, um pouco das histórias fascinantes por trás desses gigantes em nossa postagem especial.

empresas aeroespaciais

1. Safran

Empresa multinacional francesa de motores de foguete, componentes aeroespaciais e de defesa. A Safran foi formada, em 2005, numa fusão entre as empresas Snecma Moteurs e Sagem S.A. Ambas, notadamente, fabricantes de aeronaves e motores de foguete e componentes aeroespaciais.

A fusão de suas suas principais divisões a fizeram, dessa maneira, emergir como uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo. Em 2017 o grupo incluiu, por fim, a divisão de produtos aeroespaciais, a divisão de defesa e, ainda, a divisão de segurança, empregando, na oportunidade, mais de 95.000 pessoas e gerando 26,8 bilhões de dólares em vendas.

Na sequência, a Safran começou a operar nos mercados de propulsão de aeronaves e equipamentos espaciais e de defesa.

empresas aeroespaciais
empresas aeroespaciais

2. Raytheon Company

A Raytheon Company foi, desde sempre, uma importante empreiteira de defesa e corporação industrial dos Estados Unidos. Ela sempre se concentrou, contudo, na fabricação de armas e dispositivos eletrônicos militares e comerciais. Em 2003, mudou sua sede de Lexington para Waltham, Massachusetts e esteve, anteriormente, empenhada na produção de aeronaves corporativas e de missões especiais até o início de 2007.

A Raytheon já foi, inicialmente,  a maior fabricante de mísseis teleguiados do mundo. Ela fornece, hoje em dia, sistemas eletrônicos de comando e controle de última geração, armas de posição de guerra eletrônica e soluções de segurança cibernética para clientes de defesa e, ainda, para o governo americano.

Ela emprega mais de 67 mil pessoas, com receita de 29,2 bilhões de dólares em 2019, tornando-se, então, a nona maior empresa aeroespacial em participação de mercado.

3. General Electric Aviation

A GE Aviation é uma subsidiária da General Electric e está sediada em Evendale, Ohio, Estados Unidos. Está, notoriamente, entre os principais fornecedores de motores de aeronaves comerciais do mundo. A receita da empresa foi impulsionada, principalmente, pela venda de motores F414, que equipa o F-18 Super Hornet.

A GE Aviation produz, sobretudo, motores a jato e turboélice, aviônicos, energia elétrica e sistemas digitais para aeronaves civis, militares e executivas, bem como aplicações marítimas.

A empresa emprega, aproximadamente, 40.000 funcionários e opera instalações de revisão e reparo de produção em todo o mundo. Ela registrou 32,8 bilhões de dólares em receita, em 2019.

Empresas aeroespaciais
Foto: Oleg V. Belyakov - AirTeamImages. Fairford (FFD/EGVA), UK - England. 2012

4. Northrop Grumman

Empresa americana global de tecnologia aeroespacial e de defesa com sede em West Falls Church, estado da Virgínia. Oferece produtos e soluções de sistemas inovadores para aplicação de forma autônoma, sistemas de segurança cibernética e programas espaciais.

A Northrop Grumman lidera, também, o desenvolvimento do Radar 21. Se trata de um bombardeiro estratégico furtivo, de longo alcance, e que pode, ainda, lançar armas convencionais e nucleares. Ele, então, substituirá o B2 Spirit, da própria Northrop. Sendo este, o único bombardeiro furtivo conhecido no mundo.

A Northrop Grumman é, reconhecidamente, um dos maiores fabricantes aeroespaciais de armas e fornecedores de tecnologia militar do mundo, com mais de 85.000 funcionários e uma receita anual superior a 33,8 bilhões de dólares, em 2019.

empresas aeroespaciais
By Matti Blume - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=68415081

5. Honeywell International Incorporated

A Honeywell International Incorporated é uma empresa multinacional aeroespacial americana, de capital aberto, com sede em Charlotte, Carolina do Norte, Estados Unidos.

É composta, estrategicamente, por quatro grupos, a saber: empresariais, de tecnologia aeroespacial, de materiais de desempenho e, por fim, de tecnologias e soluções de segurança e produtividade que produzem, inclusive, sistemas aeroespaciais, produtos industriais e, ainda, serviços de engenharia.

O segmento aeroespacial da empresa fornece produtos, software e serviços para aeronaves e veículos e vende, também, para fabricantes de equipamentos originais e outros clientes.

A empresa possui uma força de trabalho global de aproximadamente cento e dez mil pessoas, dos quais, aproximadamente 44.000, estão empregados nos Estados Unidos. Ela registrou uma receita de 36,7 bilhões de dólares, em 2019.

empresas aeroespaciais

6. General Dynamics

A General Dynamics é uma corporação aeroespacial e de defesa americana que, em 2019, era a quinta maior empreiteira de defesa nos Estados Unidos e, ainda, a sexta maior do mundo em vendas.

A empresa está sediada em Fairfax County, Virginia e foi classificada em 92º lugar na lista Fortune 500 de 2019, reconhecidamente, como a maior corporação dos Estados Unidos em receita total. A empresa opera, principalmente, sistemas de combate aeroespacial, sistemas marítimos, tecnologia de informação e sistemas de missão com sistemas aeroespaciais e segmentos de sistemas marítimos, além de aeronaves.

O portfólio de produtos da General Dynamics inclui, sobretudo, veículos de combate, munições, sistemas de armas, veículos táticos e tecnologia da informação. Em 2019, o número de funcionários era de 107 mil e sua receita era de 39,4 bilhões de dólares.

empresas aeroespaciais
Foto: Ronnie Macdonald from Chelmsford, UK. Lockheed Martin F-22A Raptor 10. 2010.

7. Lockheed Martin

Empresa americana global de segurança de defesa aeroespacial e tecnologias avançadas com interesse, literalmente, mundial. Foi formada, inicialmente, pela fusão da cooperação da Lockheed com a Martin Marietta, em março de 1995. Ela está sediada em North Bethesda, Maryland, na área de Washington DC.

A Lockheed Martin é, reconhecidamente, uma das maiores empresas do setor de segurança e tecnologia de defesa aeroespacial e está, atualmente, desenvolvendo o F-35 Lightning II. Ela lidera, ainda, a cadeia de fornecimento internacional e a equipe para o desenvolvimento e implementação de soluções tecnológicas para a nova cerca espacial da Força Aérea Americana.

A Lockheed Martin empregava, aproximadamente, cento e dez mil pessoas em todo o mundo em janeiro de 2020 e sua receita, em 2019, era de 59,8 bilhões de dólares.

empresas aeroespaciais

8. United Technologies

Conglomerado multinacional americano com sede em Farmington, Connecticut. A empresa, prioritariamente, pesquisa, desenvolve e fabrica produtos em diversas áreas aeroespaciais. Isso inclui motores de aeronaves, sistemas aeroespaciais eHVAC (Heating, Ventilation and Air Conditioning). Faz parte, também, a produção de elevadores e escadas rolantes, e segurança contra incêndio, automação predial e produtos industriais.

A empresa oferece, contudo, uma gama de produtos e serviços comerciais e militares por meio de sistemas aeroespaciais da Pratt & Whitney Collins Aerospace. Ela atende, ainda, os segmentos de negócios de segurança UTC Climate Control e, por fim, se fundiu com a Raytheon em abril de 2022, antiga AT&T.

Mas em 2019, ela se firmou em terceiro lugar como uma das maiores empresas aeroespaciais em participação de mercado. Com mais de 240.000 funcionários, sua receita era de 75,5 bilhões de dólares, em 2019.

empresas aeroespaciais
Foto: Patrick Heinz. Airbus Helicopters, 2020.

9. Airbus

Empresa aeroespacial multinacional europeia. É, de fato, a maior empresa aeroespacial e de defesa da Europa. A Airbus, porém, está registrada na Holanda. Suas ações são negociadas na França, Alemanha e Espanha. Ela projeta, fabrica e vende produtos aeroespaciais civis e militares em, praticamente, todo o mundo.

Com fábricas de aeronaves na União Europeia e em vários outros países, a empresa possui, estrategicamente, três divisões: de aeronaves comerciais, de defesa e espaço e helicópteros, sendo, portanto, a terceira maior do setor em termos de receitas e entregas por helicóptero.

A maior parte da receita vem, principalmente, de pedidos de aeronaves comerciais, seguida, então, de helicópteros, aviões-tanque e satélites de telecomunicações. A Airbus empregava 133,671 pessoas, em 2019, e a receita é 76,4 bilhões de dólares.

empresas aeroespaciais
Foto: Cliff. Boeing X-45A Joint Unmanned Combat Air System. 2008.

10. Boeing

A Boeing é uma empresa multinacional americana que projeta, fabrica e vende aviões, foguetes, satélites, equipamentos de telecomunicações e mísseis para, literalmente, o mundo todo.

A Boeing Company tem sua sede corporativa em Chicago, Illinois e é, portanto, a maior empresa global de produtos aeroespaciais. É, também, o segundo maior empreiteiro de defesa do mundo.

É, além do mais, o maior exportador dos Estados Unidos de valores em dólares. A Boeing opera aviões comerciais, de defesa, espaço e presta, em síntese, serviços globais de segurança e nos segmentos de capital.

A empresa oferece, ainda, uma variedade de aeronaves comerciais, como Boeing 737, 747, 767, 777 e 787. Tem 153.027 funcionários e sua receita, em 2019, era de 76,6 bilhões de dólares.

Qual sua opinião sobre essas empresas aeroespaciais?

Os entusiastas da aviação sempre tem uma palavra sobre algumas dessas empresas. Para os aficionados por aviação militar, o F22 Raptor é uma das máquinas favoritas.

Clique AQUI para ler nossa matéria sobre a Evolução da Aviação.

Rogério Brandão
Rogério Brandão
Artigos: 31

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *