Luzes do avião com códigos
Luzes do avião são mais que simples orientações. São códigos da aviação que tornam nossa viagem mais segura. Vamos entender um pouco mais sobre essa linguagem semiótica que são acompanhadas por sons.
As luzes de segurança do avião
Quem nunca reparou nos avisos sonoros que acontecem nas cabines das aeronaves? Os passageiros nem sempre se dão conta sobre a que se referem estes códigos usados pelos tripulantes. Esses códigos podem parecer triviais, mas os comissários, que estão sempre atentos a tudo que acontece a bordo, já sabem, prontamente, o que cada sinal significa e o que deve ser feito a respeito.
Bom, deve-se seguir, imediatamente, quaisquer instruções vindas dos comissários. Eles são, antes de tudo, agentes de segurança credenciados para agir em toda e qualquer emergência. Mas nenhum passageiro precisa ficar preocupado. Agora que vamos dar algumas dicas sobre as luzes e o que elas significam, sua próxima viagem será mais interessante.
Luzes do PSU do avião
Primeiramente, vamos observar o painel que fica bem acima da sua cabeça. Se trata do PSU (Passenger Service Unit). Lá você encontra as luzes de leitura, as saídas do ar e a chamada de comissários. As luzes de leitura, em algumas aeronaves mais modernas, podem ser comandadas pelos comissários, a partir do painel que o comissário chefe tem lá na frente, chamado FAP (Forward Attendant Panel).
No PSU tem, também, os sinais luminosos de atar cintos e de proibido fumar. Esses sinais têm uma padronização intuitiva e proposital, fruto de estudos na área da semiótica. Cada símbolo é classificado como um pictograma e carrega, em si, sua própria significação. Portanto, qualquer pessoa sabe identificar um símbolo de “proibido fumar.”
Luzes de chamada de comissários
Ao chamar o comissário, sua luz âmbar fica acesa até que o ele a apague. Enquanto a luz sobre o seu assento fica acesa, lá nas entradas das galleys, no teto, ficam acesas também as luzes azuis. Esse conjunto de 4 luzes se chama ACP (Area Call Panel). Simultaneamente, o comissário enxerga o número do assento que efetuou a chamada em um discreto display lá na galley, conhecido como AAP (Aft Attendant Panel). É neste painel que está o interfone, que serve, também como PA (Public Address). É pelo PA que os comissários fazem os speeches, ou, anúncios.
Você vai notar que, enquanto a porta do avião está aberta, durante o processo de embarque, as luzes âmbares acima dos assentos dos passageiros estão todas acesas. Assim que algum passageiro aciona a chamada de comissário, aquela luz âmbar fica piscando. Em voo, os botões ficam todos apagados, por padrão. Já os avisos luminosos de “proibido fumar” ficam acesos com as portas abertas ou fechadas, visto que, em nenhum momento é permitido fumar dentro de um avião.
Os sinais luminosos de “atar cintos” (Fasten Seat Belts) serão acesos logo após o fechamento da porta, na fase de preparação da cabine para decolagem. São acesos, também, em casos de turbulência e, por último, um pouco antes do pouso, assim que o piloto alcança certa altitude durante o procedimento de descida. Os avisos de atar cintos são comandados pelo comandante ou pelo piloto. Os comissários também podem solicitar ao comandante que os ligue, caso identifiquem alguma necessidade.
Em caso de despressurização
E por último, você vai reparar que tem um minúsculo orifício próximo do PSU. Ele serve para que você acione a queda das máscaras em caso de despressurização. Mas tome cuidado aqui! As máscaras caem automaticamente quando a cabine atinge certa altitude, causada pela despressurização. Podem ser, também, comandadas manualmente pelo piloto, em momento oportuno, caso ele perceba tal necessidade.
Mas, caso ocorra um problema em que todas as máscaras caiam, menos as suas (se a portinhola não abrir), você pode, manualmente, com a ajuda de um objeto pontiagudo, fazer suas máscaras caírem. Esse é um dos muitos recursos redundantes que a aviação adota para aumentar a segurança a bordo. O comissário tem uma ferramenta pontiaguda, justamente para abrir este compartimento, a chamada MRT.
Só lembrando que caem 4 máscaras para cada fileira de 3 assentos. Isso para o caso de haver um passageiro com criança de colo. Por esse motivo, não pode sentar dois passageiros com crianças de colo cada. Só pode haver 4 pessoas em cada conjunto de 3 assentos.
Luzes do ACP - Area Call Panel
ACP É aquele conjunto de 4 luzes, de cada lado, que fica no teto, entre o final do corredor e a galley. As luzes sempre são acompanhadas por um alarme sonoro, que vai variar de acordo com o tipo de chamada.
Luzes azuis
As luzes azuis ficarão acesas quando um passageiro chama o comissário, que, por sua vez, a apaga na hora do atendimento.
Luzes vermelhas
As luzes vermelhas em uma aeronave não significam necessariamente algo ruim. Elas acendem quando um tripulante chama outro pelo interfone. Por exemplo, antes da decolagem, quando os comissários falam uns para os outros, que a cabine está segura para o início do voo.
Se o comandante interfona para o comissário, essas luzes também se acendem. Se houver alguma situação de emergência, então as luzes vermelhas ficam piscando e a tripulação, por sua vez, segue o procedimento adequado.
Luzes âmbares
Luzes âmbares significam que alguém precisa da ajuda do comissário no lavatório. Se for uma simples chamada, as luzes ficam acesas até o atendimento. Se ficarem piscando, significa que há fumaça no lavatório. Esta luz fica acesa somente do lado do lavatório que originou a chamada.
Luzes de Saída do avião
Quando a aeronave está no solo, as luzes de saída ficam acesas. Isto é para indicar a rota de fuga em uma situação de emergência. Durante o abastecimento, por exemplo, considera-se um momento crítico que requer vigilância.
Se você se sentar na fileira da saída de emergência, notará que as luzes se apagam assim que a aeronave decola. Elas se apagam simultaneamente ao recolhimento dos trens de pouso. As luzes se acendem novamente quando a aeronave estiver prestes a pousar e o trem de pouso é estendido. Lembrando que, as decolagens e pousos são momentos em que todos, inclusive os passageiros, devem estar atentos para as possíveis situações de emergência.
Há também as luzes dos slides, conhecidos como escorregadeiras e que servem, inclusive, como botes salva-vidas e, também, têm as luzes acopladas.
Ao longo do corredor se acendem as luzes fluorescentes, indicando a rota de fuga nos casos de evacuação de emergência.
Leia esta matéria sobre: Evacuation Slides.
Comente sobre "Luzes do Avião"
Deixe sua opinião sobre a matéria e fique a vontade para sugerir algum assunto interessante sobre aviação.
Clique AQUI para ler nossa matéria sobre os “Segredos Nunca Revelados aos Passageiros.”