Charles William Furnas foi o primeiro passageiro registrado em um avião mais pesado que o ar. Ele voou com Orville Wright em 14 de maio de 1908, em uma aeronave pilotada pelo próprio Orville. Este voo ocorreu em Fort Myer, Virgínia, EUA, e foi significativo na história da aviação.
Charles Furnas era membro da equipe dos irmãos Wright e seu mecânico. Sua presença como passageiro foi essencial para demonstrar a praticidade e segurança de voar em um avião, pois o Exército dos EUA, que estava considerando a adoção de aeronaves, queria garantir que os não-pilotos também pudessem voar com segurança nessas novas máquinas.
Este voo contribuiu para a aceitação e desenvolvimento da aviação para viagens de passageiros.
O Primeiro Passageiro da História
Charles Furnas foi, sem dúvida, o membro essencial da equipe de aviação dos irmãos Wright durante seus dias de pioneirismo. Embora ele seja conhecido por ser o primeiro passageiro registrado em um avião mais pesado que o ar, há informações pessoais limitadas disponíveis sobre ele. Aqui estão alguns detalhes:
- Mecânico e Assistente: Furnas serviu como mecânico e assistente dos irmãos Wright, Orville e Wilbur. Ele foi, portanto, uma parte importante da equipe, ajudando na manutenção das aeronaves e nos preparativos para os voos.
- Primeiro Passageiro: Furnas fez história ao se tornar, de fato, o primeiro passageiro de uma aeronave dos irmãos Wright. Este voo demonstrou a segurança e praticidade de sua invenção.
- Voo em Fort Myer: O voo histórico de Charles Furnas como passageiro ocorreu em 14 de maio de 1908, em Fort Myer, Virgínia. Desempenhou um papel crucial em convencer o Exército dos EUA do potencial das aeronaves para aplicações militares e civis.
- Papel na História da Aviação: O papel de Furnas como o primeiro passageiro em um avião mais pesado que o ar marcou, antes de tudo, um fato significativo nos primeiros dias da aviação. Sua presença ajudou a ganhar confiança na segurança do voo.
Além de seu envolvimento com os irmãos Wright e desta viagem histórica, pouco se sabe sobre a vida ou antecedentes pessoais de Charles Furnas. A sua contribuição para a história da aviação, no entanto, continua a ser uma parte notável do seu legado.

Assim o primeiro passageiro iniciou uma história
Pouco antes das 8h em 14 de maio de 1908, Wilbur Wright executou um pouso suave na praia de Kitty Hawk. Este voo, cobrindo aproximadamente 2.000 pés em pouco mais de 28 segundos, pode ter parecido rotineiro para Wilbur, que já havia alcançado vários voos notáveis a essa altura.
No entanto, marcou um momento histórico. Pela primeira vez, um dos irmãos Wright teve uma segunda pessoa a bordo de uma de suas aeronaves de madeira e tecido, e essa pessoa foi Charles William Furnas.
Nascido em 1880 em West Milton, Ohio, uma cidade nos arredores de Dayton, cidade natal dos Wrights, Charles, conhecido como Charley pelos amigos, tinha uma ligação profunda com os irmãos Wright. Em 1902, alistou-se na Marinha com a esperança de adquirir conhecimentos mecânicos.
Depois de servir quatro anos como companheiro de mecânico, ele recebeu dispensa honrosa e voltou para Dayton, pronto para colocar suas habilidades em prática. Em 1908, ele foi contratado por um maquinista de Dayton, convenientemente localizado a poucos passos da loja de bicicletas Wright.
De acordo com os diários de Wilbur, Charley observou alguns dos voos pioneiros dos Wrights em Huffman Prairie em novembro de 1904, provavelmente durante uma licença de Ação de Graças de suas funções na Marinha. Em 1908, os irmãos Wright ganharam fama internacional e Charley estava entre seus admiradores mais fervorosos.
Ele ficou muito feliz por trabalhar tão perto deles, fazendo visitas frequentes à sua loja e buscando ansiosamente sua orientação sobre aviação, ao mesmo tempo que oferecia sua assistência em diversas tarefas. Por fim, os Wright concederam a Charles a oportunidade de auxiliar seu mecânico em tempo integral em diversas responsabilidades. Isto marcou o início de sua notável jornada no mundo da aviação ao lado dos pioneiros irmãos Wright.
Força Aérea Americana
O primeiro passageiro no início da Força Aérea
Em 11 de abril de 1908, Charley recebeu seu primeiro pagamento da organização Wright. Ele começou a trabalhar com os irmãos em um momento crucial, coincidindo com a venda bem-sucedida de uma aeronave ao Exército dos EUA. Esta venda dependia da capacidade da aeronave de transportar passageiros, um desafio que definiria grande parte dos primeiros trabalhos de Charley.
A maioria de suas tarefas provavelmente girava em torno da modificação do Flyer III de 1905, que eventualmente se tornaria a primeira aeronave capaz de transportar um passageiro. À medida que a nova máquina tomava forma, Wilbur embarcou em uma viagem para Kitty Hawk no início de abril, com Orville pronto para se juntar a ele no final do mês.
No entanto, Wilbur teve uma surpresa, conforme registrado em seu diário em 15 de abril de 1908: “Por volta do meio-dia, vimos um homem no acampamento. Pensei que poderia ser um dos carpinteiros e fui ver o que ele queria. Fiquei muito surpreso ao descobrir que era Charley Furnas, de Dayton.”
A visita de Charley não foi convidada nem anunciada. Foi uma viagem não planejada de mais de 650 milhas para estar presente neste momento significativo na história da aviação. Embora Wilbur não tivesse fundos para pagar Charley naquela época, sua chegada não poderia ter sido mais oportuna, pois Wilbur precisava desesperadamente de ajuda. Charley foi incumbido da tarefa de reconstruir o acampamento dos Wrights.
Os irmãos Wright e o primeiro passageiro
No final de abril, Orville e Wilbur faziam voos solo no Flyer III, com um saco de areia ocupando o segundo lugar para simular o peso adicional de um passageiro. Eles juraram nunca voar juntos, em parte para garantir que, se ocorresse um acidente, um dos irmãos pudesse continuar seus experimentos pioneiros.
Em meados de maio, os Wrights acumularam confiança suficiente no Flyer III para acomodar um passageiro e concederam esta honra a Charley. Em 14 de maio, Wilbur levou Charley em um vôo de cerca de 800 pés. Naquele mesmo dia, Orville pilotou com Charley em uma viagem de três quilômetros, estabelecendo-o não apenas como o primeiro passageiro de avião, mas também como um dos poucos indivíduos que poderiam afirmar ter, de fato, voado com os dois irmãos Wright.
Pouco depois, Wilbur dirigiu-se à França para demonstrações de voo, e Orville voltou a Dayton para se preparar para apresentações ao Exército, tendo Charley como parte indispensável da equipe. Nos meses entre as manifestações de Kitty Hawk e do Signal Corps, Charley fez a transição para funcionário em tempo integral dos Wrights, solidificando seu lugar na história da aviação.

A Primeira Fatalidade da Aviação
Em 17 de setembro de 1908, uma aeronave modificada da Wright Brothers caiu durante uma demonstração em Fort Myer, Virgínia, ferindo gravemente o piloto Orville Wright e matando o observador, o tenente do Exército dos EUA Thomas E. Selfridge. Lamentavelmente, o vôo terminou com um pouso forçado dramático. Orville sofreu ferimentos graves e, tragicamente, o tenente do Exército sucumbiu devido a uma fratura no crânio.
Charley, sempre dedicado e rápido na resposta, fora um dos primeiros a correr para o local e ajudar na avaliação dos danos. A morte de Selfridge foi um duro golpe no projeto, pois através de suas experiências com Alexander Graham Bell, ele adquiriu grande conhecimento técnico e sabia muito mais sobre aviões do que qualquer outra pessoa no Exército.
Em 6 de dezembro de 1907, Selfridge foi o primeiro oficial do Exército a voar sozinho em uma aeronave motorizada, a White Wing, desenvolvida pela Aerial Experiment Association, da qual Bell era o presidente. Por causa do acidente em Fort Myer, o Departamento de Guerra adiou a entrega da máquina dos irmãos Wright para o verão seguinte.
O primeiro acidente fatal com passageiro
Após este incidente sombrio, Charley retornou a Dayton e prontamente rompeu seus laços profissionais com os Wrights. As razões da sua partida permanecem sem registo, mas pode ter sido o impacto emocional de testemunhar a trágica morte do tenente. Charley voltou para West Milton, onde passou o resto de sua vida.
Lá, ele abriu sua própria garagem, se casou e até se aventurou no mundo dos primeiros filmes falados comprando uma sala de cinema. Embora a história raramente mencionasse seu nome, a dedicação inabalável de Charley às máquinas e ao voo o levou a dedicar quatro anos de serviço à Marinha, juntamente com inúmeras horas de trabalho não remunerado e extensas viagens não remuneradas em nome dos Wrights.
Dada a sua fervorosa busca por um antigo sonho humano, talvez tornar-se um passageiro literal da história seja um testemunho adequado de seu legado. Em 16 de outubro de 1941, Charley faleceu e seu funeral contou com a presença de pelo menos uma figura notável, seu amigo Orville Wright.
[…] O primeiro passageiro aéreo da história. Charles Furnas, em Kill Devil Hills, North Carolina, USA. 14 de maio de 1908. […]