fbpx
A imagem mostra o logotipo da Eviation. Trata-se de uma placa de tráfego amarela com as bordas pretas. Dentro da placa há a inscrição Eviation, sendo que o e é amarelo dentro de um quadrado preto e as demais letras são pretas

Piloto Iniciante. Como ganhar dinheiro.

Um piloto iniciante, em seu primeiro passo que é obter a CHT (Certificado de Habilitação Técnica) de piloto privado, não pode receber salário para voar profissionalmente. No entanto, há alternativas para que ele possa pilotar e ter renda até que consiga obter a licença de piloto comercial.

1. Instrução de voo: Piloto Iniciante

A imagem mostra uma aluna recebendo instruções de voo em uma aula prática

Aviadores particulares apaixonados têm o potencial de estabelecer uma carreira gratificante no ensino de aviação, transmitindo seu entusiasmo a aspirantes que buscam o domínio nesta disciplina. Os futuros instrutores devem, contudo, passar por medidas preparatórias abrangentes antes de iniciar o trabalho em tempo integral. Isso envolve a conclusão bem-sucedida de exames escritos e práticos e o cumprimento dos pré-requisitos baseados na experiência estipulados pelas autoridades federais, no caso, a ANAC. Manter-se atualizado sobre os avanços institucionais no setor da aviação é fundamental para qualquer piloto, principalmente o iniciante.

Escolas de aviação

Os instrutores podem atuar de forma independente ou, similarmente, alinhar-se com instituições educacionais estabelecidas dedicadas a formar futuros aviadores até adquirir as certificações oficiais, que vão, desde credenciais de piloto privado (PP), até licenças comerciais (PC), em conformidade com os padrões vigentes. As taxas por hora cobradas pelos instrutores dependem de fatores como experiência acumulada, localização geográfica, tipo ou tipos de aeronave empregada e licença específica solicitada.

Muitos instrutores de voo, por sua vez, optam por se especializar em determinadas áreas, como instrução de solo ou treinamento de configuração de aviônicos, por exemplo. Embora a remuneração financeira seja, sem dúvida, um aspecto favorável, especialmente na perspectiva do piloto iniciante, o fator mais gratificante de ser instrutor de voo reside na diversidade de indivíduos encontrados, todos unidos pela paixão comum pela aviação.

A função oferece, acima de tudo, a oportunidade única de interagir com pessoas de diversas esferas sociais; desde herdeiros bem-educados de famílias ricas até aquele trabalhador humilde que sonha em ser piloto e que economiza diligentemente para treinamento de voo, desde os 18 anos. O crescimento experimentado pelo piloto iniciante nesta função vai além do desenvolvimento profissional como tripulante técnico. Instruir outras pessoas a voar, de algum modo, introduz uma dimensão totalmente distinta em comparação com experiências pessoais de voo ou, simplesmente, ser um estudante em treinamento de voo. As interações com diversos indivíduos e as conversas que se seguem contribuem significativamente para o crescimento pessoal.

2. Fotografia aérea

A imagem mostra uma aeronave equipada com câmeras externas especiais para filmagens aéreas

O cenário global passou, todavia, por rápidas transformações devido aos avanços tecnológicos, com melhorias em vários domínios, incluindo a fotografia aérea. Esta emergindo, de fato, como atividades lucrativas para os pilotos iniciantes.

A fotografia aérea integra perfeitamente as habilidades de voo refinadas com uma perspectiva exclusiva, permitindo a captura de imagens inspiradoras que deixam um impacto duradouro nos observadores, e portanto, servem para inúmeras ações publicitárias, a depender da criatividade do criador da campanha.

Como piloto iniciante, aproveitar sua experiência e acesso diversificado a aeronaves permite que você forneça serviços personalizados de fotografia aérea, contudo, sem atender a passageiros. Este campo especializado envolve a captura de fotos e vídeos de um ponto de vista elevado, abrangendo paisagens inspiradoras, retratos arquitetônicos e cobertura de eventos. Predominantemente, os setores da publicidade e do turismo são os principais consumidores destes serviços especializados.

Fotografias e filmagens de qualidade

Para fornecer serviços de fotografia aérea de alta qualidade, é essencial, para um piloto iniciante, investir em câmeras e equipamentos de vídeo de última geração, homologados para produzir imagens claras e nítidas. Além disso, a incorporação de equipamentos projetados especificamente para fotografia aérea, como estabilizadores ou gimbals, ajuda a manter a qualidade durante as filmagens, resultando em imagens visualmente impressionantes.

A segurança, por sua vez, continua a ser uma preocupação primordial na indústria da aviação e a fotografia aérea não é exceção. É fundamental aderir aos regulamentos do espaço aéreo e garantir as permissões necessárias antes de contratar os serviços dos clientes. Afinal, a ANAC regula e fiscaliza tais atividades.

A colaboração do cliente, quando este solicita o serviço, pode ser mais exigente conforme aumentam seus requisitos específicos. O emprego de abordagens de planejamento minuciosas garante a satisfação do cliente. Mas deve-se considerar fatores externos como condições climáticas e iluminação que, inevitavelmente, influenciam o resultado final. Contudo, tais condições devem estar destacadas no contrato.
Clique aqui para conhecer o maior fotógrafo aéreo brasileiro.

Marketing

O marketing estratégico desempenha um papel fundamental, não só na geração de leads, mas na atração de clientes em potencial. Quando um piloto iniciante estabelece uma presença online profissional, através de plataformas como Instagram ou LinkedIn, ele aumenta a exposição da marca em diversos canais digitais.

O networking, por sua vez, abre ainda mais caminhos para a ampliação da carreira, envolvendo-se com agentes imobiliários, planejadores de eventos e agências de marketing, por exemplo.

As ofertas de pacotes inovadores podem representar acréscimos valiosos ao campo em questão, atendendo a diversos nichos de especialidade, como cobertura imobiliária para grandes incorporadoras, documentação de eventos cinematográficos, tal como, diversas campanhas publicitárias. As estruturas de preços variam com base na complexidade da tarefa, no equipamento utilizado e nos locais envolvidos, entre outros fatores.

3. Aluguel de aeronaves

A imagem mostra algumas aeronaves executivas pequenas destinadas a fretamento, estacionadas próximo à pista do aeroporto

Os pilotos iniciantes, assim como os pilotos privados que possuem aeronaves, têm uma via adicional para geração de receitas, qual seja, alugando os seus aviões. O aluguel torna-se particularmente vantajoso durante períodos de paralisação ou utilização limitada, proporcionando, assim, uma oportunidade para receitas anteriormente inexploradas e, ao mesmo tempo, abordando questões de custo de propriedade. Iniciar essa atividade envolve o estabelecimento de um contrato de locação bem estruturado que, de fato, descreva explicitamente os detalhes essenciais, abrangendo taxas de custo, requisitos de seguro, protocolos de manutenção, processos de agendamento e outros aspectos pertinentes.

Contudo, é aconselhável criar networking com profissionais jurídicos ou organizações como a  comissão de Defesa dos Direitos à Pessoa com Deficiência, por exemplo, ou a ANAC para avaliar potenciais diretrizes e protocolos que regem as consequências operacionais. Esta abordagem salvaguarda os interesses e o bem-estar de ambas as partes, garantindo uma proteção abrangente dos interesses contratuais e a preservação dos ativos.

Comunidade de pilotos

O alcance da comunidade, incluindo a participação em fóruns on-line e o envolvimento com escolas, clubes e grupos de aviação locais, é fundamental para um piloto iniciante anunciar sua aeronave. Destacar características únicas que distinguem a sua aeronave torna-a uma escolha atraente, e assim, chamando a atenção de potenciais locatários.

Com base na experiência de mercado, é recomendada a implementação de um processo de triagem rigoroso para verificar as qualificações, certificações e experiência do piloto. Isto não só garante a adesão às preocupações de responsabilidade para ambas as partes, mas também aumenta a segurança nas operações de voo. Com efeito, o piloto iniciante é qualificado para voar, sendo a experiência menor considerada em termos legais.

A definição dos preços do aluguel, ou fretamento, deve ser formada por uma avaliação abrangente das despesas, incluindo taxas de hangar, custos de combustível, despesas de manutenção e limpeza e custos com seguro, por exemplo. A rentabilidade deve ser mantida, antes de tudo, tendo em conta as flutuações da demanda do mercado e a capacidade de resposta da comunidade da aviação local ao determinar as estruturas de preços.

Sendo assim, para obter os melhores resultados e uma abordagem bem informada, é essencial buscar orientação profissional de pilotos experientes e advogados de aviação certificados. Pesquisar exaustivamente os recursos online disponíveis sobre este tópico antes de procurar orientação adiciona uma camada extra de preparação e conhecimento a este empreendimento.

4. Pesquisa aérea

A imagem mostra um piloto iniciante na aeronave pequena fazendo levantamento com imagens, de terrenos e pesquisando grandes áreas

Ao mergulhar no domínio da captura de detalhes intrincados da superfície do nosso planeta a partir de um ponto de vista aéreo, os profissionais especializados em levantamento aéreo ocupam o centro do palco. Os pilotos iniciantes, equipados com proficiência de voo e acesso a aeronaves, podem contribuir significativamente para esta indústria especializada, atendendo, dessa forma, a diversos setores, como mapeamento terrestre, levantamento de incorporação de grandes condomínios e análise agrícola, entre outros.

Aqueles que desejam participar nesta área devem estar munidos de ferramentas como sistemas LiDAR ou sensores infravermelhos capazes de capturar imagens precisas, que devem ser meticulosamente mantidas e calibradas. O estabelecimento de contatos comerciais robustos em vários domínios, incluindo agências governamentais, promotores imobiliários, grupos de proteção ambiental e empresas de engenharia, revela-se fundamental na formação de parcerias para campanhas de marketing eficazes, promovendo o crescimento global dos negócios.

Estratégias

As estratégias de preços devem ser adaptadas às necessidades dos clientes, levando em consideração as complexidades do projeto e o cumprimento dos cronogramas. A estimativa precisa de custos é fundamental para o sucesso de cada projeto de levantamento aéreo.

Os pilotos iniciantes que se aventuram neste setor devem delinear meticulosamente as despesas operacionais das aeronaves e a potencial subcontratação para análise de dados. Dado o cenário regulatório, a familiaridade com voos de pesquisa, restrições de espaço aéreo, altitudes de voo e requisitos de equipamentos especializados é fundamental antes de embarcar em passeios aéreos em áreas específicas.

Segurança

A segurança é de extrema prioridade durante estas operações, com os membros da tripulação colaborando para maximizar as medidas de segurança para si próprios, para a aeronave e, do mesmo modo, para a comunidade no solo.
A indústria da aviação oferece oportunidades de geração de rendimentos aos pilotos iniciantes através de voos de levantamento aéreo. Ao combinar as suas capacidades de voo refinadas com tecnologia avançada, os pilotos contribuem para levantamentos precisos e abrangentes utilizados em diversas áreas, tais como planeamento arquitetônico urbano, conservação ambiental e construção de infra-estruturas críticas essenciais para o crescimento e desenvolvimento das cidades. Isto sublinha, sobremaneira, como os nichos especializados no setor da aviação oferecem espaço para expansão.

5. Blogging

casal de pilotos blogueiros criando conteúdo para um canal de aviação no hangar

Os blogueiros de aviação, que, muitas vezes, também são pilotos, possuem uma oportunidade única de aproveitar suas habilidades, experiência e paixão excepcionais por todas as coisas relacionadas ao setor aeroespacial, para as documentar. Além da gratificação de compartilhar seus conhecimentos, existe a chance de um piloto iniciante obter renda adicional através da monetização de seus blogs de aviação. Aqui estão várias estratégias a serem consideradas:

1. Anúncios

Incorpore anúncios relevantes em seu blog por meio de redes de anúncios relacionadas à aviação ou estabeleça parcerias importantes com fabricantes exclusivos de equipamentos aeronáuticos. A receita pode, enfim, ser gerada por meio de modelos de pagamento por clique ou baseados em impressões.

2. Conteúdo Patrocinado

Faça parceria com fornecedores líderes do setor para criar análises informativas de produtos, artigos envolventes, vídeos e outros conteúdos patrocinados que atraiam seus leitores. A transparência é essencial, alinhando-se com as leis que regem as práticas de patrocínio.

3. Marketing de afiliados

Promova produtos e serviços baseados na aviação integrando estrategicamente links em suas postagens, utilizando canais de mídia social ou campanhas de email marketing. Ganhe comissões por venda ou indicação gerada por meio desses links.

4. E-books/Cursos para Pilotos Iniciantes

Compartilhe suas habilidades de piloto criando materiais educacionais on-line abrangentes sobre tópicos relevantes para aspirantes a pilotos, como medidas de segurança, ferramentas de advertência e procedimentos de emergência.

5. Parcerias de Marca

Considere criar parcerias com marcas líderes na indústria da aviação baseadas em interesses partilhados. Mantenha padrões de integridade que ressoem com seus seguidores e melhorem sua experiência geral na indústria da aviação.

6. Patreon/Doações

Ofereça aos clientes acesso a experiências de conteúdo exclusivas, permitindo-lhes apoiar regularmente a sua marca através de modelos de assinatura. Mantenha sempre a transparência em relação aos custos.

7. Consultas e palestras

Capitalizar a experiência profissional adquirida através da exposição a sistemas, protocolos e controles de aprendizagem associados à pilotagem. Forneça serviços de consultoria profissional ou garanta vagas para palestrantes em convenções direcionadas ao seu nicho de público por salários proporcionais ao seu nível de experiência.

Ao implementar estrategicamente estas ações de monetização, os pilotos blogueiros de aviação, com uma perspectiva de piloto, podem, não só partilhar a sua paixão, mas também transformar os seus blogs em fontes de rendimento sustentáveis, proporcionando valor tanto para eles próprios como para os seus leitores.

6. Acrobacia

A imagem mostra a apresentação de uma aeronave de acrobacia soltando fumaça e executando manobras

Embarcar em uma carreira como piloto acrobático oferece oportunidades emocionantes para mostrar habilidades de voo, entreter o público e gerar uma renda substancial. Os pilotos iniciantes têm diversos caminhos para ganhar dinheiro, incluindo:

1. Apresentações de shows aéreos

Participe de shows aéreos para entreter multidões maiores com manobras ousadas e precisas. Ganhe rendas extras dos organizadores por apresentações cativantes.

2. Patrocínios para pilotos

As empresas de aviação procuram pilotos iniciantes freelance contratados regularmente para promoções de produtos e eventos. Isto pode envolver a exibição de logotipos, o uso de roupas ou equipamentos de marca, criando fluxos de renda adicionais.

3. Cinema e Televisão

Contribua com acrobacias aéreas para filmes, programas de TV e comerciais, capturando cenas emocionantes. O envolvimento na indústria do entretenimento oferece um potencial de receita substancial.

4. Instrução de voo para pilotos

Instrutores de acrobacias certificados podem fornecer aulas sobre técnicas de vôo relacionadas a acrobacias ou truques avançados de cada avião. Isso serve, portanto, como uma fonte adicional de ganhos.

5. Eventos Corporativos/Ocasiões Especiais

Pilotos iniciantes são procurados para criar experiências únicas e memoráveis em eventos corporativos, festivais ou, até mesmo, festas privadas. Podem ser geradas receitas significativas a partir destas ocasiões de grande importância para as partes contratantes.

Ganhar dinheiro como piloto acrobático é um processo gradual que exige dedicação e treinamento especializado. Acumular várias horas de experiência é crucial não apenas para realizar acrobacias que agradam ao público, mas também para garantir sua execução segura.

É essencial reconhecer que receitas geradas nesta área não são imediatas. Construir uma reputação como piloto acrobático leva tempo, começando com oportunidades menores e expandindo progressivamente à medida que sua reputação cresce. Ao longo dos anos, conforme você acumula experiência e se estabelece no setor, o potencial para recompensas financeiras significativas se alinhará, certamente, com sua crescente experiência e reputação.

7. Venda de aeronaves

imagem de um piloto iniciante vendendo aviões executivos no início da carreira

Aproveitando sua experiência e conhecimento da aviação, os pilotos iniciantes podem explorar a oportunidade de fazer a transição para a função de vendedor de aeronaves. Nesta qualidade, desempenham um papel fundamental na facilitação das ligações entre aeronaves adequadas e compradores interessados. Isto envolve a seleção meticulosa de detalhes abrangentes adaptados às necessidades específicas dos compradores, gerando assim fluxos de receitas através da partilha de experiência no setor e aproveitando competências eficazes de gestão de pessoas adquiridas ao longo do tempo.

Networking

O estabelecimento de redes influentes dentro da comunidade da aviação é fundamental para o sucesso nesta carreira. A conexão com as principais partes interessadas, como proprietários de escolas de voo, spotters ou entusiastas de aeronaves, é crucial. Este networking não só aumenta a visibilidade da indústria, mas também aumenta a procura de serviços através de referências de clientes satisfeitos, cujas necessidades foram satisfeitas ou superadas como resultado de pesquisas de mercado em tempo real.

Iniciativas estratégicas de marketing são essenciais para atrair novos clientes. Os pilotos iniciantes, assim como os experientes, utilizam plataformas online, incluindo canais de mídia social e sites relacionados à aviação, para mostrar os aviões disponíveis com fotos de alta qualidade, descrições detalhadas e especificações precisas. Esta abordagem, com efeito, permite-lhes apresentar propostas de vendas convincentes a potenciais compradores, destacando soluções de aeronaves individuais que se alinham precisamente com as necessidades específicas do comprador.

Na finalização do processo de venda, os pilotos iniciantes, treinados para ser vendedores, estendem o seu apoio auxiliando na documentação e garantindo o cumprimento meticuloso de todos os requisitos regulamentares. A expertise acumulada ao longo do tempo, navegando pelas complexidades desses processos, revela-se valiosa para ambas as partes envolvidas, garantindo um processo de fechamento tranquilo. Através destes esforços multifacetados, os pilotos podem desenvolver este nicho de sucesso como vendedores de aeronaves, capitalizando as suas percepções e conexões únicas dentro da indústria da aviação.

8. Canal no YouTube: Piloto Iniciante

piloto iniciante criando conteúdo no cockpit de um avião

Criar um canal no YouTube como piloto iniciante pode ser uma tarefa prazierosa e rentável, tanto em termos de compartilhar sua paixão pela aviação quanto de, efetivamente, gerar renda. Aqui está um guia passo a passo para ajudá-lo a começar:

1. Defina um nicho para piloto iniciante

Determine o foco do seu canal. Pode ser sobre experiências de voo, educação em aviação, dicas de treinamento de voo, avaliações de aeronaves ou uma combinação destes. Um nicho específico ajuda você a atingir um público mais engajado.

2. Crie conteúdo de qualidade

Produza conteúdo envolvente e de alta qualidade. Use uma boa câmera para obter imagens nítidas e um microfone profissional vai garantir um áudio perfeito. Mostrar seus voos, explicar conceitos de aviação ou compartilhar suas experiências vai atrair espectadores. Os pilotos iniciantes ou, até mesmo, os postulantes a piloto, certamente se sentirão influenciados pelos seus conteúdos.

3. Poste regularmente

Consistência é fundamental no YouTube. Faça upload regularmente de novos conteúdos para manter seu público envolvido e atrair novos espectadores. Uma programação de postagem consistente ajuda a crescer e, certamente, fidelizar seu público.

4. Otimize títulos e descrições de vídeos

Crie títulos que chamem a atenção e descrições de vídeos informativas. Use palavras-chave relevantes relacionadas ao seu nicho para melhorar a capacidade de pesquisa. Isso ajuda seus vídeos a serem descobertos.

5. Crie thumbnails atraentes

As miniaturas são a primeira coisa que os espectadores veem. Crie suas thumbnails visualmente atraentes e que representem com precisão o conteúdo do seu vídeo. Isso pode aumentar significativamente as taxas de cliques.

6. Envolva-se com seu público

Responda aos comentários em seus vídeos, peça feedback e incentive os espectadores a se inscreverem e compartilharem. Construir uma comunidade em torno do seu canal pode contribuir para o seu crescimento.

7. Monetize seu canal

Para ganhar dinheiro no YouTube, você precisa atender aos critérios de elegibilidade do Programa de Parcerias do YouTube, que inclui ter mais de 1.000 inscritos e 4.000 horas de exibição nos últimos 12 meses. Depois de qualificado, você poderá ativar recursos de monetização, como anúncios em seus vídeos.

8. Explore fontes de receita adicionais

Além da receita publicitária, explore outras fontes de receita. Você pode promover produtos relacionados à aviação por meio de marketing de afiliados, oferecer conteúdo exclusivo por meio de assinaturas ou até mesmo vender mercadorias relacionadas ao seu canal.

9. Colaborar e fazer networking

Colabore com outros YouTubers de aviação e participe da comunidade da aviação. O networking pode ajudá-lo a alcançar um público mais amplo e a criar mais oportunidades de colaboração.

10. Mantenha-se informado sobre as políticas do YouTube

Familiarize-se com as políticas e diretrizes do YouTube para garantir que seu conteúdo esteja de acordo com os padrões deles. Isso é crucial para manter um canal monetizado.

Lembre-se de que construir uma fonte substancial de renda no YouTube exige tempo e persistência. É um processo gradual de crescimento do seu público, refinando o seu conteúdo e explorando vários caminhos de monetização. Continue se adaptando e melhorando com base no feedback e aproveite a jornada de compartilhar sua paixão pela aviação com o mundo.

Qual a sua opinião?

E você? Tem alguma dica sobre como um piloto iniciante pode ganhar a vida, enquanto estuda para crescer?
Leia nossa matéria sobre a Evolução na Aviação. Tem algumas ideias lá sobre os rumos que aviação moderna está tomando.

Rogério Brandão
Rogério Brandão
Artigos: 31

Um comentário

  1. […] Você vai começar, primeiramente, com uma licença de piloto privado, que envolve um número mínimo de 40 horas de voo, exames teóricos e um teste prático de voo solo. Durante este estágio, você aprenderá os fundamentos do vôo. Esta licensa não permite que você receba salário pelos seus serviços de piloto.Clique aqui para ler nossa matéria sobre como o Piloto Privado pode ganhar dinheiro.  […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *