NAT-OTS
Antes de tudo, nos meses de verão do hemisfério norte, em média 1.500 voos diários atravessam a rota aérea do Atlântico Norte, mais precisamente, dos Estados Unidos em direção à Europa. É quase como uma rodovia na hora do rush. Esses aviões estão, com efeito, separados por apenas 64 quilômetros de distância e 40 quilômetros lateralmente. Verticalmente, eles voam a até 300 metros um do outro. Mas por que todos esses aviões seguem uma rota específica quando, de fato, têm o céu inteiro, quando essa rota está se tornando cada vez mais perigosa?
Sistemas Terrestres
No entanto, para que os voos aconteçam de forma segura e harmônica, uma série de medidas precisas de planejamento deve ser tomada em conjunto.
Cruzar a rota aérea do Atlântico Norte não é tarefa fácil e isso se deve principalmente à falta de radar, toda a comunicação do radar de tráfego aéreo é feita por meio de sistemas terrestres; portanto, quando um avião viaja pelo oceano, a comunicação do radar é limitada, de modo que os aviões precisam seguir, desse modo, um conjunto estruturado de rotas chamado North Atlantic Organized Track System.

O Sistema de Trilha Organizada do Atlântico Norte (NAT-OTS) é um conjunto de rotas estabelecidas usadas por aeronaves para voos transatlânticos entre a América do Norte e a Europa. Estas pistas, inicialmente, foram projetadas para otimizar o fluxo do tráfego aéreo, garantindo viagens seguras e eficientes através do Oceano Atlântico Norte. O NAT-OTS é particularmente relevante para voos entre os Estados Unidos e a Europa.

Principais recursos do Sistema de Trilha Organizada do Atlântico Norte
1. Rota Aérea do Atlântico Norte – Dinâmica
As trilhas dentro do NAT-OTS não são fixas; elas são dinâmicas e variam a cada dia. As rotas são estabelecidas com base em fatores como padrões climáticos, condições de vento e fluxo geral do tráfego aéreo. Esta natureza dinâmica permite, por fim, a utilização mais eficiente do espaço aéreo e aproveita os padrões de vento favoráveis, reduzindo, assim, o consumo de combustível e o tempo de viagem.
2. Direção da viagem na rota aérea
Os trilhos geralmente facilitam viagens no sentido leste e oeste através do Atlântico Norte. Os trilhos no sentido leste são usados para voos da América do Norte para a Europa, enquanto os trilhos no sentido oeste, por sua vez, são usados para voos de retorno. A direção é crucial para otimizar rotas e obter eficiência de combustível.
3. Técnica de Número Mach para o Atlântico Norte
Para manter uma separação segura entre aeronaves voando na mesma rota, o NAT-OTS utiliza a Técnica de Número Mach. As aeronaves que voam na mesma direção recebem números Mach específicos (velocidade real em termos da velocidade do som) para manter, sobretudo, uma distância segura umas das outras.

4. Procedimentos Estratégicos de Deslocamento Lateral (SLOP)
SLOP – Strategic Lateral Offset Procedures é uma técnica usada no NAT-OTS para aumentar a segurança. As aeronaves que voam ao longo dessas trajetórias podem, dessa forma, se deslocar lateralmente da linha central da trajetória para aumentar a separação de outras aeronaves. Este deslocamento lateral ajuda a reduzir o risco, de encontros com turbulência, acima de tudo.
5. Comunicação e Navegação Rota Aérea do Atlântico Norte
As aeronaves que operam dentro do NAT-OTS devem cumprir, antes de tudo, os requisitos específicos de comunicação e navegação. Isto inclui o uso de rádio de alta frequência (HF) para comunicação em áreas oceânicas remotas onde a comunicação VHF (Very High Frequency) não é possível.
6. Pontos de entrada e saída da Rota Aérea do Atlântico Norte
O NAT-OTS designou pontos de entrada e saída ao longo da costa norte-americana e europeia. Esses pontos, assim, ajudam a gerenciar o fluxo de tráfego aéreo que entra e sai do sistema de trilhos organizado.

Colaboração Internacional na Rota Aérea do Atlântico Norte
O NAT-OTS é um esforço colaborativo que envolve agências de controle de tráfego aéreo, incluindo a NAV CANADA, a Administração Federal de Aviação (FAA) e o Serviço Nacional de Tráfego Aéreo do Reino Unido (NATS), entre outros.
A coordenação garante a passagem segura e eficiente de um grande número de voos transatlânticos diários. Pilotos e controladores de tráfego aéreo trabalham, reciprocamente, em conjunto para aderir aos procedimentos estabelecidos e otimizar a utilização da rota aérea na região do Atlântico Norte.
O Sistema de Trilha Organizada do Atlântico Norte (NAT-OTS) envolve a coordenação entre vários centros e agências de controle de tráfego aéreo. Estes centros, por sua vez, desempenham um papel crucial no planeamento e gestão daquele tráfego aéreo.
Principais centros de planejamento de tráfego NAT-OTS
1. Controle Oceânico de Shanwick
Localizado em Prestwick na Escócia, é responsável por grande parte do espaço aéreo do Atlântico Norte, incluindo os setores oceânicos ao largo da costa oeste da Irlanda e do Reino Unido. Fornece serviços de controle de tráfego aéreo para voos no sentido leste e oeste.
2. Gander Controle Oceânico
Localizado em Gander, Terra Nova, Canadá, gerencia o espaço aéreo sobre o Atlântico Norte, cobrindo, principalmente, os setores oceânicos da costa leste do Canadá. Gander é um centro importante para voos que viajam entre a América do Norte e a Europa.
3. ARTCC de Nova York (Area Control Center) para o Atlântico Norte
Localizado em Ronkonkoma, Nova York, EUA, este centro de controle é responsável, principalmente, pela coordenação do tráfego na parte ocidental do Atlântico Norte, prestando serviços para voos com partida ou chegada ao nordeste dos Estados Unidos.

4. Montreal Area Control Center
Localizado em Montreal, Quebec, Canadá, o ACC de Montreal coordena o tráfego aéreo sobre o Atlântico Norte, particularmente nos setores do norte. Está envolvida na gestão do espaço aéreo para voos transatlânticos.
5. Bodo Oceanic FIR (Flight Information Region)
Localizado em Bodo, Noruega. Cobre, principalmente, a parte mais setentrional do Atlântico Norte, prestando serviços para voos que transitam entre a Europa e a América do Norte.
6. CTA de Reykjavik (Control Area) dedicado à Rota Aérea do Atlântico Norte
Localização: Reykjavik na Islândia, este CTA administra, a princípio, o espaço aéreo sobre o Atlântico Norte a noroeste do Reino Unido. Presta serviços para voos que cruzam o Atlântico Norte entre a Europa e a América do Norte.
Esses centros trabalham de forma colaborativa para planejar e organizar o fluxo de tráfego aéreo, estabelecer as rotas diárias organizadas do Atlântico Norte (NAT-OTS) e garantir a passagem segura e eficiente dos voos.
A natureza dinâmica das pistas, influenciada por fatores como os padrões meteorológicos e os ventos, exige uma coordenação contínua entre estes centros de planeamento de tráfego para optimizar as rotas e manter um elevado nível de segurança no espaço aéreo do Atlântico Norte.
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Por que os aviões vão pela Rota Aérea do Atlântico Norte?
Wasaburo Oishi e o Jet Stream
Entre 1923 e 1025, o meteorologista japonês Wasaburo Oishi constatou, em mais de 1.300 observações, que havia a predominância de ventos de alto fluxo a uma altitude entre 9 e 16 quilômetros em certas regiões. Tais ventos podem chegar a 320 quilômetros por hora no inverno e a 160 quilômetros por hora no verão. Este fenômeno se chama Jet Stream e flui como um rio no céu, com correntes de direções previsíveis.
Economia de combustível
Os pilotos, desde 1952, adotam a rota mais favorável no que diz respeito a economia de combustível e ainda evitam possíveis turbulências. Os aviões aproveitam o fluxo em seu benefício de maneira precisa e eficiente. O problema é que tais fluxos mudam continuamente sua dinâmica em função de fatores como temperatura e posição do sol. Isso obriga os controladores e pilotos a sempre atualizarem seus planos de voo para a melhor performance. Embora seja esta uma das atribuições típicas dos controladores e pilotos.

Existem dois ingredientes cruciais para a formação de um Jet Stream. Um deles é a rotação da Terra e o outro é a diferença de temperatura norte-sul entre as regiões tropicais muito quentes e as regiões polares muito frias.
Você pode pensar que os ventos simplesmente sopram na direção norte-sul, de quente para frio e, de fato, é isso que tende a acontecer. Mas não. Há algo chamado “Força de Coriolis.” Esse fenômeno vem da rotação da Terra e desvia aquele movimento natural norte-sul para um movimento leste-oeste e é isso que dá origem ao Jet Stream.
Turbulência de céu claro
Muito embora o Jet Stream favoreça um voo confortável, pode haver turbulência de céu claro (CAT – Clear Air Turbulence), principalmente na rota aérea do Atlântico Norte. Associado às correntes de vento dos níveis superiores está um fenômeno conhecido como turbulência de ar claro, causado pelo cisalhamento vertical e horizontal do vento conectado ao gradiente do vento na borda das correntes de jato. O CAT é mais forte no lado de cisalhamento anticiclônico do Jet Stream. Em outras palavras, se trata do fenômeno conhecido como Windshear, mais comum em baixas altitudes, mas que também ocorre na altitude de cruzeiro dos voos intercontinentais.

E você? Já sobrevoou a rota aérea do Atlântico Norte?
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