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A imagem mostra o logotipo da Eviation. Trata-se de uma placa de tráfego amarela com as bordas pretas. Dentro da placa há a inscrição Eviation, sendo que o e é amarelo dentro de um quadrado preto e as demais letras são pretas

Segredos da Aviação Nunca Contados aos Passageiros

Ao pegar um voo, fique atento a alguns fatos surpreendentes e que nem todos conhecem sobre a aviação. Desde a verdade por trás da má alimentação nas companhias aéreas, até como o fato de escolher o assento mais seguro, poder salvar sua vida. Aqui estão alguns dos segredos da aviação que nunca são contados aos passageiros.

1. Embarque

passageiros embarcando pela porta traseira da aeronave

Segredos da aviação para se preparar para o embarque

Prepare-se bem para o embarque, pois esta é uma das partes mais estressantes da viagem. Aliás, todos nós temos que passar por isso, indubitavelmente. Você passa pela segurança do aeroporto e, finalmente, chega ao portão e vê uma enorme fila de passageiros esperando para embarcar. O que a maioria das pessoas não percebe, no entanto, é que não faz muito sentido correr para entrar na fila. Em todas as companhias aéreas os agentes marcam os assentos no check-in. Aqui está um dos segredos da aviação que alguns passageiros desavisados não percebem.
E embora algumas companhias aéreas gostem de chamar os passageiros em grupos para o embarque, você não precisa, necessariamente, seguir esta regra. Embarcar por último é a maneira mais fácil de minimizar o tempo que você passa a bordo. Portanto, supondo que sua bagagem de mão não seja muito grande e possa, assim, caber no armazenamento superior, não faz sentido você ficar parado, esperando em uma fila. Ao embarcar no final há menos pessoas obstruindo a área do portão e a ponte de embarque. Enquanto espera, por que não dar uma olhada no seu cartão de embarque?

Segredos da aviação quanto ao cartão de embarque

O código alfanumérico de seis dígitos que aparece na maioria dos cartões de embarque é usado para identificar passageiros individualmente, caso haja mais de um passageiro com o mesmo nome, por exemplo. Este código, que fica registrado na base de dados dos sistemas informáticos de reservas, contém os itinerários dos voos de cada passageiro e pode revelar muito sobre você, incluindo a sua data de nascimento e seus dados de contato.

Este é um dos principais motivos pelos quais você nunca deve jogar seu cartão de embarque em uma lata de lixo pública. Entre outras coisas, este código contém informações de cartão de crédito, detalhes de passaporte, bem como endereços IP, se sua reserva foi feita online.

passageira com o cartão de embarque com o código ssss

Mas se um código contendo todas as suas informações pessoais parece assustador, esperamos que você nunca encontre o próximo código em seu cartão de embarque. Os passageiros indo para os Estados Unidos que encontrarem o código dos quatro S’s em seus bilhetes poderão passar por verificações de segurança adicionais.

SSSS. Um dos maiores segredos da aviação

Se trata da abreviação de Seleção de Triagem de Segurança Secundária. Em inglês lê-se Secondary Security Screening Selection. Por que este código é “quase” secreto? As empresas adicionam esse código aos cartões de embarque de passageiros considerados suspeitos pelas companhias aéreas. Como todos sabemos, os aeroportos levam a segurança muito a sério.

E algumas coisas que podem parecer totalmente inocentes para nós são vistas, sobretudo, como suspeitas pelos funcionários das companhias aéreas. Se o passageiro comprou a passagem de última hora, passagens só de ida ou compra de passagens em dinheiro são ações que podem parecer suspeitas, acima de tudo, para o pessoal de segurança do aeroporto e da imigração. Então, tente não entrar em pânico, se você vir esse código no seu cartão de embarque e se você não tem nada a esconder.

2. Soluções Impactantes

imagem de motor de avião com proteção de bird strike

Como sabemos, os aviões são máquinas bastante pesadas. É incrível pensar que uma aeronave comercial tem um peso máximo de decolagem de cerca de 80 toneladas, o que inclui combustível, passageiros, tripulação e carga. Apesar do seu tamanho, os aviões ainda enfrentam alguns problemas no ar, muitas vezes devido a outros seres que habitam lá no céu.

Nem é preciso dizer que as colisões entre aviões e pássaros nunca terminam bem. E ainda podem causar sérios danos a um avião ao atingi-lo em alta velocidade. Como você pode ver, na foto abaixo, este avião da Turkish Airlines, que colidiu com um pássaro em 2015. Felizmente todos os passageiros ficaram bem. De todos os segredos da aviação, esse é o que mais causa aflição em alguns aviadores, visto que é uma ocorrência praticamente imprevisível aos radares do avião.

Bird Strike

Há mais de 13.000 colisões com pássaros em aviões anualmente nos EUA, às vezes graves o suficiente para destruir os motores e os para-brisas. E como você pode imaginar, muros e cercas não são muito eficazes para manter os pássaros longe das pistas. Assim, os aeroportos têm de ser criativos para evitar acidentes relacionados com aves.
Um desses métodos que o Aeroporto Nacional Reagan, na Virgínia, usa, é disparar canhões para assustar amigos emplumados e mandá-los para longe do aeroporto, enquanto outros aeroportos tornam seu ambiente menos favorável aos pássaros, eliminando lagos e substituindo grama por cascalho.

Espantalhos digitais

Enquanto isso, o aeroporto de Salt Lake City reduz o problema de invasores alados usando porcos para fuçar e comer ovos de gaivota. Outros aeroportos como o da França, Lourdes-Tarbes-Pyrenees, usam telas de LED com grandes pares de olhos arregalados para assustar as aves de rapina, agindo como uma espécie de espantalho da aviação.

imagem de bird strike no radome da aeronave

Mas não é apenas com os pássaros que os aeroportos têm que se preocupar. O clima extremo não é realmente algo simples de se repelir com um par de olhos de LED.
Tempestades de granizo são uma das condições climáticas mais perigosas para um avião e podem causar danos bastante extensos.

Certa vez o nariz de um jato sofreu uma verdadeira rajada de granizo que eram do tamanho de bolas de golfe. Depois de voar em meio a uma tempestade de granizo, as janelas ficaram tão quebradas que os pilotos tiveram que pousar o avião quase completamente cegos. Milagrosamente, ninguém ficou ferido. Sem contar o altíssimo custo dos reparos com os quais a companhia aérea teve que arcar.

Os segredos da aviação nas tempestades

Tempestades de granizo são uma coisa séria, mas alguns pilotos também se preocupam com a possibilidade de um raio atingir um avião. Embora isso possa parecer altamente improvável. Estima-se que, pelo menos uma vez por ano, um raio atinge um avião da frota comercial dos EUA. Embora isso possa parecer assustador, de fato não é tão perigoso quanto se pode imaginar.

Antes de uma aeronave entrar em serviço, ela passa por simulações de queda de raios, que testam sua condutividade. Isso garante que o raio possa viajar ininterruptamente pela fuselagem externa do avião e ser descarregado de volta para o céu através de uma extremidade como o nariz ou a ponta da asa, deixando aqueles que estão dentro, totalmente ilesos. Muitos passageiros nem percebem o ocorrido.

3. Descarga nas alturas

dejetos do banheiro do avião sendo levados para o tanque de descarte

Você já usou o banheiro de um avião e se perguntou para onde exatamente vão todos aqueles resíduos? Bem, ao contrário do mito popular, os banheiros dos aviões não podem ser esvaziados para o céu. Mas é claro que acidentes acontecem. Quando você dá descarga no vaso sanitário de um avião, uma forte sucção remove os resíduos usando apenas uma pequena quantidade de água como forma de economizar peso e espaço na aeronave. E o conteúdo foi para um grande tanque cheio de desinfetantes. Ao final do voo, um caminhão-tanque no aeroporto suga a mistura e depois a descarta devidamente. Este é um dos segredos da aviação que as pessoas preferem não conhecer.

No entanto, o pedaço congelado de smurf pulverizado que você vê na foto abaixo é feito daquele coquetel de dejetos humanos e do desinfetante líquido azul que foi encontrado ao nível do solo. Tendo caído de um avião em 2017. Houve pelo menos 27 incidentes documentados de meteoros de gelo azul deste tipo nos Estados Unidos entre 1979 e 2003, incluindo incidentes de gelo azul, caindo sobre os telhados em rotas de pouso de aeroportos.

dejetos do avião depositados no tanque de descarte

Então, se você encontrar um pedaço grande de gelo azul no seu quintal, não dê a mínima.

Segredos da aviação nas portas dos banheiros

Mas já que estamos falando de banheiros a quilômetros de altura, aposto que você não sabia que existe uma maneira secreta de destravar o banheiro de um avião pelo lado de fora. Na próxima vez que uma pessoa ficar trancada no banheiro de um avião, você pode facilmente desbloquear a porta pelo lado de fora usando apenas um dedo.

abertura da trava da porta do banheiro da aeronave

Na maioria dos banheiros dos aviões as fechaduras externas ficam atrás de uma placa de metal assim como esta, para os comissários de bordo usarem em caso de emergência. Para abri-lo, no entanto, basta levantar a placa e deslizar a maçaneta para a posição destravada.

4. Comida de avião

passageiro comendo a comida da aeronave

Todo mundo acredita que a comida nos aviões é notoriamente horrível. Mas você já parou para se perguntar o por quê? Qual é o problema com comida de avião?
As refeições a bordo são normalmente preparadas em terra por instalações industriais de catering, perto do aeroporto. Eles as preparam normalmente entre 12 e 72 horas antes do voo previsto. Um dos maiores 
segredos da aviação recai no fato de que, ao contrário da crença popular, a maioria das refeições de avião não são congeladas, mas sim resfriadas e transportadas para a aeronave para os comissários de bordo aquecerem e servirem a bordo. Algumas companhias aéreas de luxo têm até seus próprios chefs de cozinha a bordo, como em alguns voos da Etihad Airways, por exemplo. Tudo isso, e ainda assim a comida no ar nunca se igualará àquelas dos restaurantes cinco estrelas em terra.

Por que a comida de avião é insossa?

Então, o que realmente faz a comida de avião ser sem gosto é mais um dos segredos da aviação. Acontece que tudo se resume à biologia humana básica, primeiramente. As cabines dos aviões têm níveis de umidade tão baixos quanto 10% durante o voo, o que é surpreendentemente ainda mais seco do que o deserto do Saara. Quando os níveis de umidade estão muito baixos, nossos seios da face ficam tão desidratados que isso, sobremaneira, afeta nossa capacidade de paladar e olfato.

Depois de algum tempo na cabine de um avião, a capacidade que a sua língua tem de sentir sabores doces cai entre 15 e 20%, enquanto os sabores salgados ficam entorpecidos em até 20 a 30%. Por esse motivo, na tentativa de contrariar esta situação, algumas companhias aéreas aumentam drasticamente a quantidade de sal e açúcar nos seus alimentos. Então você provavelmente está consumindo muito mais calorias daquela refeição a bordo do que pensa.

Os segredos da aviação dentro do seu fone de ouvido

Se as refeições insípidas durante o voo estão te deixando desanimado, há algo que você pode fazer a respeito. Acontece que usar um par de fones de ouvido com cancelamento de ruído é apenas uma alternativa para tornar a comida e a bebida mais saborosas no ar. Estranhamente, estudos descobriram que o ruído de fundo pode diminuir a nossa capacidade de saborear os alimentos.

passageira com phone de ouvido

Portanto, usar os fones de ouvido para cancelar o ruído e abafar o zumbido grave do motor do avião pode ajudar nossos sentidos a voltarem à terra. Mas não são apenas os passageiros que têm problemas para resolver, no que diz respeito à comida servida no céu. Existem algumas regras muito específicas sobre o que os pilotos podem ou não comer durante o trabalho. E por um bom motivo, pilotos e copilotos são alertados a não comer as mesmas refeições durante o voo, como medida preventiva contra intoxicação alimentar mútua. Se algo estiver muito errado com a refeição de um piloto, deixando-o indisposto, o outro piloto pode assumir o controle. No entanto, existe uma hierarquia para escolher as opções de alimentos.

Em algumas companhias aéreas, o comandante receberá a refeição da primeira classe, enquanto o copiloto poderá receber algo da classe executiva. Mais um dos segredos da aviação é esse: comandante e piloto comem sempre comidas diferentes.

5. Amigo da onça

piloto insatisfeita com o outro piloto da aeronave

Sendo responsável pela segurança de centenas de passageiros, não é de se admirar que o piloto de avião tenha sido frequentemente considerado, com toda razão, um dos empregos mais estressantes do mundo. Embora o estresse no trabalho seja uma coisa normal, na maioria dos postos. Imagine ter que passar horas preso em uma pequena cabine com um copiloto de quem você realmente não gosta.
Bem, acontece que, com tantos riscos envolvidos na operação aérea, trabalhar com alguém de quem eles não gostam é considerado na indústria uma questão de vida ou morte.

CRM - Crew Resource Management

No treinamento dos tripulantes, pilotos e comissários, e ainda, de mecânicos, existe uma série de procedimentos chamada CRM – Crew Resource Management, que procura minimizar a tendência das ações humanas em cometer erros. E em alguns países, para ajudar a reduzir quaisquer tensões a bordo, cada piloto e copiloto recebe uma lista de não pares na qual podem listar os nomes dos colegas de trabalho com quem preferem não compartilhar um voo. Os tripulantes interessados enviam as solicitações mensalmente para a elaboração da escala de voo. O pessoal da escala insere a lista de inimigos voadores no sistema de agendamento da companhia, o que impede que dois pilotos adversários acabem na mesma cabine.

Embora possa parecer um pouco extremo, distrair-se com uma rivalidade no local de trabalho pode resultar num acidente bastante grave, especialmente durante a decolagem e o pouso, quando é necessária maior atenção.

6. O assento mais seguro

imagem do assento mais seguro da aeronave

Ao contrário do que filmes e programas de TV possam fazer você acreditar, as viagens aéreas são, de fato, um dos meios de transporte mais seguros e suas chances de morrer em um acidente de avião comercial é de uma em 3,37 bilhões. Apesar dos fatos, quase um em cada três americanos tem medo de voar. E esse medo levou muitos a se perguntar qual seria o local mais seguro, no caso de um incidente aéreo.

E um dos segredos da aviação que as pessoas mais perguntam é sobre qual seria o assento mais seguro. Uma análise de dados de 17 acidentes nos últimos 35 anos, realizada pela revista Time, descobriu uma resposta.

Os segredos da aviação sobre o assento mais seguro

Historicamente, os assentos no terço traseiro de um avião tinham uma chance média de sobrevivência de 68%, em comparação com 62% na seção dianteira e 61% no terço intermediário. Você pode pensar que um dos lugares mais seguros para se estar em um avião seria um assento no corredor, pois dá acesso mais rápido às diversas saídas de emergência a bordo. Porém, de acordo com os dados, os assentos no corredor no terço médio de uma aeronave são os piores lugares onde você pode estar em caso de acidente, com uma taxa de sobrevivência de, aproximadamente, 56%. Enquanto isso, os assentos do meio, especificamente na parte traseira do avião, são o lugar mais seguro para se estar e oferecem 72% de chance de sobreviver a um pouso forçado.

7. Os segredos da aviação na janela

janela do avião mostrando o dreno

Se você já se sentou na janela em um voo, deve ter notado um pequeno buraco bem na parte inferior da janela. Bem, pode parecer pequeno, mas, na verdade, é um dos recursos de segurança mais poderosos em um avião.

Mas por que isso é tão importante? À medida que a pressão do ar cai e à medida que você voa mais alto, os aviões são projetados para manter a pressão do ar em um nível seguro e respirável dentro da cabine. Essa diferença significativa na pressão do ar coloca muito estresse físico nas janelas. Portanto, elas têm que ser construídas de forma particularmente forte.

Janela em três camadas

Embora uma janela normal de painel único possa quebrar facilmente nesta altitude, as janelas do avião são compostas de três painéis fortes de acrílico. A janela externa serve para manter os elementos do lado de fora e manter a pressão da cabine.
Se algo acontecer com este primeiro painel, o segundo painel atuará como uma proteção contra falhas. O que está dentro da cabine, por sua vez, fornece uma linha final de defesa, ao mesmo tempo que mantemos as mãos longe dos outros painéis para evitar danificá-los. O minúsculo orifício que mencionei, conhecido como orifício de sangria, está localizado no painel intermediário e seu objetivo é equilibrar a pressão do ar entre os painéis intermediário e externo.

Este dreno, também, evita que as janelas se embacem ou se congelem porque, afinal, a maior parte da nossa diversão durante o voo vem de olhar pelas janelas.

imagem do triângulo sinalizador da cabine de passageiros do avião

Os segredos da aviação em forma de easter egg

Falando em interiores de aviões, você já se perguntou sobre aqueles pequenos triângulos pretos que nós encontramos no interior das cabines? Eles estão ali para que a tripulação de cabine saiba qual janela dará o melhor ponto de vista para visualizar as asas da aeronave, permitindo-lhes verificar se há algum problema com a asa ou o motor.
Então, se você estiver sentado perto do triângulo, tente não ficar muito paranóico se um comissário de repente começar a espiar por cima do seu ombro.

Além de sinais e ícones inteligentes, os tripulantes usam também os sons, durante o voo, para manter as coisas funcionando como um relógio.

Os segredos da aviação ocultos nos sons

A maioria dos passageiros regulares reconhecerá aquele som de bipe. Embora a maioria de nós saiba que isso geralmente é um sinal para voltar ao seu assento e apertar o cinto de segurança. Mas esse som pode significar muito mais. Embora cada companhia aérea use códigos sonoros de maneira um pouco diferente.

E existem alguns padrões usados regularmente que você pode ouvir em seu próximo voo. Um toque singular pode ser o aviso do piloto sobre a turbulência que se aproxima, mas também pode significar que ele quer uma xícara de café.
Dois toques consecutivos geralmente significam que o avião está se aproximando de 10.000 pés, enquanto três ou mais toques indicam um problema mais sério como um passageiro extremamente doente ou um aviso de turbulência extrema. Repare que os bipes geralmente são acompanhados de luzes que se acendem na parte superior da cabine, lá na frente ou lá atrás, perto dos comissários. A combinação de sons e luzes vai indicar aos tripulantes qual é a mensagem do momento.

8. Guerra de classes

imagem dos passageiros brigando dentro do avião

Bebês chorando, assentos apertados e sem espaço para as pernas. Voar na classe econômica pode realmente ser uma jornada para o inferno. Enquanto isso, ser chamado pelo nome, ter champanhe à vontade, morangos com cobertura de chocolate etc., não é de admirar que uma experiência de voo de primeira classe faça parte da lista de desejos de muitas pessoas.

O serviço luxuoso que as empresas oferecem na primeira classe pode parecer perfeito para obter o descanso necessário durante um voo de longa distância, mas será que o preço altíssimo realmente vale a pena? Bem, em comparação com a classe executiva, geralmente o segundo melhor tipo de passagem, não parece tão vantajoso. Existem alguns recursos que você pensaria que foram especificamente reservados para passageiros de primeira classe. Mas percebe, logo após, que estão prontamente disponíveis em muitos voos de classe executiva, também.

Os segredos da aviação na primeira classe

Tanto as cabines da primeira classe quanto da classe executiva de muitas companhias aéreas recebem refeições de alta qualidade com vários pratos. Às vezes, os comissários servem estas refeições com porcelana fina, e ainda oferecem mimos como travesseiros e cobertores macios. Muitas cabines de classe executiva também oferecem pijamas de cortesia. Hoje em dia, muitas companhias aéreas estão investindo, principalmente, na maximização dos seus serviços de classe executiva, com o objetivo de abandonar completamente a primeira classe.

passageiros na primeira classe

E alguns passageiros estão até buscando cápsulas privadas de classe executiva. A única diferença perceptível entre os dois é que a primeira classe oferece um assento um pouco maior que, às vezes, vem com sua própria suíte privativa, além de alguns itens extras no cardápio, como champanhe e uísque.

Contudo, a enorme diferença de preço não reflete a diferença mínima no serviço. Em média, uma passagem na classe executiva custará cerca de duas vezes mais que um assento na classe econômica padrão. Já na primeira classe, você voará no valor de seis vezes o valor pago por uma tarifa econômica. Talvez você prefira economizar dinheiro e fazer um upgrade de quarto de hotel no seu destino. O que você acha?

9. Dormindo nos ares

local de descanso da tripulação

Voos de longa distância podem ser ruins o suficiente para os passageiros, mas você já se perguntou como os comissários de bordo sempre parecem tão alertas e dispostos? Bem, da próxima vez que você embarcar em um voo de longa distância, fique atento a uma porta misteriosa lá na galley.

Embora possa parecer um armário comum, essas portas levam a uma sala completamente secreta. Subindo um lance de escadas extremamente estreito, os comissários de bordo chegarão ao que é conhecido como compartimento de descanso (crew rest), que é especialmente reservado para a tripulação de cabine obter um merecido sono.

Crew Rest Compartment

Esses compartimentos de descanso geralmente estão nas áreas superiores de uma aeronave intercontinental. Um na parte traseira, para os comissários de bordo, e outro na frente, para os pilotos. Cada cama vem com travesseiro e edredom, além de cinto de segurança que deve ser apertado caso algum tripulante decida sonhar alto.

Conhecidos pelos funcionários da aeronave como descansos controlados (regulamentares), os comissários de bordo terão um tempo determinado para descansar, dependendo do voo, e serão acordados pelos colegas da tripulação de cabine por meio de um interfone quando o intervalo terminar.

piloto descansando no crew rest

Algumas companhias aéreas mais sofisticadas, incluindo a Singapore Airlines, fazem questão de dar aos seus tripulantes um gostinho da vida luxuosa e oferecem cabines privadas Lux para eles dormirem um pouco, com fronhas de seda incluídas.

Os pilotos, por sua vez, têm seus próprios aposentos privados na frente do avião, que geralmente possuem dois espaçosos compartimentos para dormir, bem como assentos na classe executiva, um armário e um banheiro. Então, da próxima vez que você se perguntar para onde foi aquela adorável comissária de bordo que está servindo sua bebida, ela pode estar dormindo bem acima da sua cabeça.
Saiba mais sobre o Crew Rest Compartment, clicando aqui.

Adicione o texto do seu título aqui

A tripulação, os pilotos acima de tudo, devem descansar bem antes e durante o voo. Isso é de extrema importância, como algumas estatísticas chocantes demonstram Surpreendentemente quando a British Airline Pilots’ Association fez uma pesquisa, 84% dos pilotos disseram que o cansaço comprometeu a sua capacidade de voar. E 56% admitiu que adormeceram enquanto estavam no comando de um avião.

Em maio de 2021, houve até um piloto que adormeceu por 40 minutos, no ar em um voo comercial de Cairns para Redcliffe, na Austrália, e acidentalmente sobrevoou seu destino 70 milhas antes de acordar.

10. Morte a bordo

tripulação atendendo passageiro morto durante o voo

Embora não seja algo em que gostemos de pensar, pessoas morrem em quase todos os lugares. E às vezes isso pode acontecer a 30.000 pés de altura. Embora extremamente raro, a tripulação de cabine sempre se prepara para este infeliz evento de uma morte durante o voo. Se um passageiro falecer durante um voo, a tripulação normalmente terá que esperar até que o avião chegue ao seu destino final para retirar o corpo do avião.

Às vezes, as companhias aéreas oferecem ao passageiro falecido um upgrade final e o transferem para uma cabine mais silenciosa de primeira classe. Se realmente não houver espaço para mover o passageiro falecido, a tripulação de cabine cobrirá seu corpo com um cobertor depois de garantir que ele esteja afivelado para a segurança dos outros passageiros.

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E aí? Você já sabia destes segredos? Conte-nos nos comentários se há algum outro fato interessante relacionado à aviação que deveríamos postar em nosso site.

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Leia nossa matéria sobre o Fechamento da Porta do Avião, clicando aqui.

Rogério Brandão
Rogério Brandão
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